quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A importância da obediência



     “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, pois, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.”
Lucas 24:49

    Quando Jesus proferiu estas palavras, Ele já tinha ressuscitado dentre os mortos e tinha ficado quarenta dias com os discípulos (At 1:3). Estava na eminência de voltar para o Pai, e estas foram uma de suas últimas palavras.

    Ordenou que os seus seguidores não se apartassem da cidade de Jerusalém até que fossem revestidos de poder. A Bíblia nos fala em I Coríntios 15: 6 que Jesus, depois de ressurreto, foi visto por mais de quinhentas pessoas de uma só vez, ou seja, mais de quinhentas pessoas ouviram estas palavras e no dia de Pentecostes o que aconteceu?

    Em Atos 1:15, a Bíblia diz que quase cento e vinte pessoas estavam reunidas quando houve o derramamento do Espírito Santo. O que houve com as outras mais de trezentos e oitenta pessoas? Será que estavam muito ocupadas com as suas próprias obrigações que se esqueceram da promessa de Jesus? Será que os seus interesses estavam na frente da ordem do Senhor? Talvez pensavam que a sua promessa fosse demorar a se cumprir?

    Querido leitor, se os seus interesses estão na frente daquilo que Deus lhe tem ordenado, reveja as suas prioridades. Deus deve vir antes de qualquer coisa, inclusive dos nossos desejos. Se buscarmos sempre a Sua vontade para as nossas vidas, os nossos desejos vão se alinhar com os desejos Dele; então, este versículo se cumprirá em nós.

    “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.”
Salmo 37: 4

Imagine irmão, quão mais impactado o mundo teria sido, se ao invés de cento e vinte fossem quinhentas pessoas que tivessem sido batizadas com o Espírito Santo.

Vejamos quantos dias os discípulos perseveraram em oração. Acompanhe-me: os discípulos foram batizados com o Espírito Santo no dia de Pentecostes que também era conhecido como “Festa das Semanas” ou “Dias dos Primeiros Frutos”. Pentecostes vem do grego pentekostos que simplesmente significa cinqüenta.

    Essa festa era celebrada cinqüenta dias após a Páscoa; ocasião em que o Senhor Jesus morreu e ressuscitou três dias após. Já dissemos que Jesus ficou com os discípulos quarenta dias depois de ressuscitado, sobrando apenas sete dias de perseverança para os discípulos. Isso mesmo! Mais de trezentas e oitenta pessoas descumpriram a ordem do Senhor em apenas sete dias!

    Isso é impressionante. Será que nós temos sido diferentes? Quantas vezes perdemos as promessas de Deus de vista, porque não temos nenhuma perseverança. O escritor da carta aos Hebreus nos exorta: “Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa” (Hb 10: 36). O original grego de paciência é hupomone, que significa constância, perseverança, resistência, firmeza, e é justamente isso que Deus quer! A perseverança que Ele não encontrou naquelas trezentos e oitenta pessoas Ele quer encontrar em nós.

    Olhando para o texto acima podemos enxergar dois passos que antecedem o cumprimento das promessas de Deus: perseverar e fazer a vontade de Deus. No caso destas pessoas a promessa feita por Jesus Cristo era o revestimento de poder. A persistência duraria apenas sete dias e a vontade de Deus era que eles não se apartassem de Jerusalém.

    Agora, imagine você, quanto o mundo será impactado se nós começarmos a obedecer ao que Jesus nos tem mandado!

Quem realmente ama a Deus

    Muitas pessoas afirmam que amam a Deus. Em um país religioso como o nosso, se você for às ruas e começar a perguntar, quase que a totalidade das pessoas irão dizer que amam a Deus e que amam ao Senhor Jesus.

Todavia, a Palavra de Deus não nos diz que qualquer um ama ou pode amar a Deus. A Bíblia diz que apenas alguns poucos de fato amam a Deus, porque Ela diz:

    “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”
João 14:21

    Esse versículo tão glorioso nos dá uma resposta bem clara a respeito de quem verdadeiramente ama ao Senhor. Somente aquele que tem os seus mandamentos e os guarda.

Sinceramente, não entendo como uma pessoa pode se dizer cristã se nem ao menos tem o hábito de meditar na Bíblia. Não têm um programa mínimo de leitura da Palavra. É profundamente constrangedor vermos pessoas com bastante tempo de Evangelho e que não tem o menor conhecimento bíblico. Vivem um Evangelho de “achismo”; nunca tem uma resposta para os seus problemas ou dificuldades baseada na Palavra.

É por isso que Oséias inspirado por Deus declara: “O meu povo foi destruído porque lhe faltou conhecimento” (Os 4: 6a). Se não conhecem o Testamento, não conhecem os seus direitos e não têm como reivindicá-los. Não conhecem a autoridade da sua posição como filhos de Deus.

    Também de igual importância é guardarmos os mandamentos do Senhor. Leia com bastante atenção o que Tiago diz:

    “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.”
Tiago 1:22

    Note como a vida cristã fica extremamente sem sentido quando uma pessoa apenas fala, mas não vive o que fala. Se não praticarmos aquilo que falamos, nossa vida cristã vira simplesmente hipocrisia! Os fariseus viviam assim: pensavam que estavam muito bem com Deus, porque apenas ensinavam as pessoas como procederem, mas não praticavam uma única palavra do que diziam (Mt 23:3).

    Meu amado irmão, nossa vida espiritual não pode estar resumida apenas em discursos bonitos ou regras de condutas para os outros. Não podemos, como os fariseus, viver uma vida cristã apenas de aparência. Não é possível continuar assim. O Espírito Santo tem feito um apelo para que deixemos a aparência e vivamos a substância do Evangelho.

    Deus quer gerar em nossos dias o “Espírito de graças e de súplicas” (Zc 12: 10).

    Recentemente, estava em um retiro espiritual por ocasião do carnaval e só havia basicamente jovens e adolescentes. Pouco antes do término do culto de domingo à noite, Deus derramou do seu Espírito de graças e de súplicas e um grande quebrantamento foi gerado naquele lugar.

    Adolescentes com idade variando entre doze e quinze anos, foram tomados pelo Espírito de Deus e choravam se lamentando pelos seus pecados, pedindo perdão a Deus. A presença de Deus foi tão forte, que muitos ficaram até as três da manhã somente orando e louvando ao Senhor. Alguns, uma semana após o ocorrido, ainda choravam ao se lembrar do que Deus havia feito em suas vidas.

Querido leitor, se você se sente na situação desesperadora de apenas viver de aparência, por favor, pare agora a leitura deste estudo, ore e reconcilie-se com o Senhor. Tiago nos recomenda: “Assim falai, assim procedei”.(Tg 2:12a). Um dos principais desafios para a Igreja neste começo de século é justamente este: viver aquilo que fala.

Saiba de uma coisa: quando pregamos, evangelizamos, ou tão somente conversamos sobre as coisas de Deus; com evangélicos mesmo, a nossa vida é refletida como um espelho.

O mundo pode não gostar da sua voz, da sua aparência, do seu modo de vestir, ou de qualquer outra coisa, mas nunca, nem cristãos ou ímpios podem apontar o dedo para você e dizer: este não vive o que prega. Isto é muito sério!

    A resposta para uma grande questão que tem assolado a Igreja em nossos dias também é encontrada aqui, numa pequena frase: “e me manifestarei a ele”. Isso porque as pessoas têm buscado a Deus de forma errada! Querem buscar a presença de Deus de qualquer jeito. Do seu próprio modo.

Lembra-se de Davi e o seu intento de trazer a arca da aliança para Jerusalém? A motivação de Davi era legítima, haja vista que ele estava de todo o coração buscando a presença de Deus.

Davi então, ajuntou a todos os escolhidos de Israel e preparou um carro novo para levar a arca de Deus da casa de Abinadabe para Siló. Preparou um carro novo, onde puseram a arca e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro.

O final dessa história você já conhece: Uzá morreu porque tocou na arca de Deus. Porque Deus fez isso? Porque ele foi buscado de forma errada. Davi não conhecia a lei de Deus que dizia que apenas os descendentes de Levi poderiam conduzir a arca do Senhor.

Muitas pessoas fazem isso todos os dias. Buscam a Deus não como ele próprio estabelece, mas como eles acham que está certo. Davi também achava que estava certo, no entanto, não estava de acordo com a vontade de Deus que é revelada na sua Palavra.

Para Jesus manifestar-se em sua vida de forma maravilhosa só existe um jeito: tendo e guardando os mandamentos do Senhor.

Pessoas estão se decepcionando com Deus quando deveriam estar se decepcionando com a sua própria falta de obediência. Sem obediência aos mandamentos de Deus, ninguém vai ver a glória de Deus sobre a sua vida! Mais uma vez eu tenho que dizer: se o Espírito Santo está falando profundamente ao seu coração, e sei que está; pare um pouco e ore. Com certeza Deus está de braços abertos para lhe perdoar, lhe abençoar e lhe dar uma vida abundante com a qual você nunca conseguiu sonhar. Entretanto, é necessário primeiro que você humilhe-se diante da presença do Senhor.

Casos de Obediência

    Através do texto de Lucas 5:1-6, podemos tirar importantíssimas lições para a nossa vida. Jesus estava no começo do seu ministério e estava junto ao lago de Genezaré, também chamado de mar da Galiléia. Vendo dois barcos atracados, entrou em um e pediu que o seu dono (Pedro) o afastasse um pouco para que pudesse ensinar. Terminando o seu discurso, disse a Pedro: “Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar”.(Lc 5:4).

    Imagino que Pedro deve ter se surpreendido. Ele, um pescador experiente, havia passado a noite inteira pescando e não tinha apanhado nada e o filho de um carpinteiro que aparentemente não entendia absolutamente nada de pescaria lhe dava ordens e dizia quando e onde deveria pescar. Mas, qual foi a resposta de Pedro: “... sob a tua palavra lançarei a rede”.(Lc 5:5b).

    Apesar das circunstâncias serem totalmente desfavoráveis, apesar de Jesus, aparentemente, não entender nada de pescaria, ele confiou nas palavras do Senhor e o mais importante: obedeceu!

    Meu irmão, ainda que você ouça inúmeras vozes dizendo que não há solução e que você não irá conseguir, ou, ainda que as suas condições sejam desfavoráveis como eram as de Pedro; lhe darei um conselho: fique sempre com o que Deus tem lhe dito. “Seja sempre Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso” (Rom 3:3a).

    Qual foi o resultado por Pedro ter obedecido à voz de Jesus? A quantidade de peixes era tão grande que rompia-se-lhes a rede e teve de pedir ajuda aos companheiros. Você nunca vai perder por ouvir a voz de Deus e não a dos homens, mesmo que seja a sua. Deus tem sempre o melhor para os seus filhos.

     “Mas a todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crerem no seu nome”.
(Jo 1:12)

    Se você já recebeu ao Senhor Jesus como Salvador você pertence à família de Deus e não só pode como deve reinar em vida por meio de Cristo Jesus. (Rom 5:17).

    Em João 2:5, Maria diz algo muito importante aos serventes e é uma das coisas que tem faltado à Igreja em nossos dias: “Fazei tudo quanto Ele vos disser”.

    Nessa passagem, Maria tinha plena convicção que qualquer coisa que Jesus dissesse para os serventes fazerem, seria a solução de todos os problemas.

    Este é o cenário do primeiro milagre de Jesus: Maria, Jesus e seus discípulos foram convidados a um casamento e em determinado momento o vinho acabou. Maria foi participar o problema a Jesus e abrindo um parêntesis: ela não ficou se lamentando pelo fato do vinho ter-se acabado. A primeira atitude foi participar o problema a Jesus. Se você não tem esse hábito, passe a tê-lo!

Jesus, então, pede aos serventes que encham de água as talhas e as levem ao mestre-sala.

    Imagino que os serventes não devem ter entendido nada. Provavelmente devem ter pensado: nós não estamos precisando de água e sim de vinho; mas mesmo assim, obedeceram! E o resultado: o melhor vinho foi servido. Jesus tem sempre o melhor vinho para lhe oferecer. Basta você obedecê-lo.

    Preste a atenção a um detalhe importante: tanto Pedro como os serventes poderiam ter questionado as ordens de Jesus, pois, aparentemente não havia lógica para as mesmas. Mas não questionaram, apenas obedeceram. Quando questionamos as ordens do Senhor, demonstramos incredulidade e o Deus não pode trabalhar na incredulidade. (Mc 6:5, 6).

A vontade específica de Deus

    Um dos grandes problemas em nossas igrejas é que as pessoas não têm idéia da vontade específica de Deus para as suas vidas - existe a vontade geral e a específica de Deus para nós; o objetivo deste estudo não é tratarmos especificamente sobre os diferentes aspectos da vontade de Deus. Não sabem quais são os seus ministérios e como serão úteis na obra do Senhor.

    Impressionante como existem cristãos com anos de Evangelho e não sabem para qual ministério Deus os têm chamado e como serão úteis na obra. Mas será que existe um meio de sabermos o que devemos fazer para Deus, ou pelo menos tornarmos mais audível a Sua voz para nós? A Bíblia responde:

    “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Romanos 12:2

    O primeiro passo para sabermos a vontade específica de Deus é não nos conformarmos com este mundo. O original grego da palavra conformeis é suschematizo, que refere-se a conformar-se com o estilo ou a experiência externos, acomodando-se a um modelo ou padrão.

Os costumes, hábitos e atitudes deste mundo não condizem com os santos padrões bíblicos. E o que temos presenciado é a Igreja sendo influenciada pelos costumes mundanos e não o contrário. Precisamos, como um espelho, refletir a luz de Jesus Cristo para que o mundo veja quão brilhante é o viver de um cristão (Mt 5:16). Somos chamados cristãos porque devemos praticar as mesmas obras que Cristo praticou. Por favor, reflita o quanto suas atitudes tem se parecido com as de Jesus Cristo.

    As nossas obras também tem que estar cada dia mais parecidas com as de Jesus. As nossas atitudes têm que refletir a glória de Deus para o mundo, pois, nós somos chamados a luz do mundo.
    O escritor aos Hebreus nos dá uma importante advertência:

    “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”
Hebreus 12:14

    Nós estamos em processo de santificação, ou seja, nós somos como a luz da aurora que vai brilhando cada vez mais até ser dia perfeito. A cada dia, devemos estar separando-nos das obras do mundo, desprezando-o e voltando-nos para Deus e para a Sua obra. Quanto mais detestarmos as coisas deste mundo, mais estaremos aproximando-nos de Deus e o amando-o mais, porque aquele que odeia o mundo, constitui-se amigo de Deus. (Tg 4:4). Não dá para servir a dois senhores. (Mt 6:24).

    O segundo passo é transformarmos o nosso entendimento. E o que é renovação de entendimento?

    “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.
Filipenses 4:8

    O ser humano por sua natureza decaída e pecaminosa tende a pensar em adultérios, prostituições, homicídios, furtos, avareza, blasfêmia, soberba, inveja, loucura. Todos esses pensamentos procedem de dentro do homem (Mc 7:21-23). Mas o nosso entendimento (pensamento) precisa ser trocado, restaurado pelo Espírito Santo e isto só ocorre quando nos alimentamos da palavra, temos uma vida constante de oração e enchemos os nossos lábios com louvor.

    “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra”.
Colossenses 3:2

    Devemos estar muito atentos quanto aos nossos pensamentos. Por que a boca fala do que está cheio o coração. (Lc 6:45).

    Com os nossos lábios podemos tanto confessar a Jesus como nosso salvador, como podemos negá-lo (Mt 10:33). Não é apenas na situação de alguém perguntar a que “religião” pertencemos que podemos negar a Jesus. Mas, quando dizemos no nosso dia-a-dia, palavras que não condizem com a fé que confessamos, como palavras de baixo calão, maldições e outras palavras frívolas, também negamos a Cristo Jesus.

    Precisamos moldar a nossa linguagem com a ajuda do Espírito Santo para darmos bom testemunho para os que estão aqui na Terra e para agradarmos ao nosso Pai celestial.

    A nossa esperança não é apenas terrena (I Co 15:19), mas precisamos estar com a nossa mente voltada para as coisas futuras, para a Canaã celestial, a nossa eterna morada.

    Assumindo essas atitudes: não se conformar com este mundo e transformar o nosso entendimento, conseqüentemente experimentaremos a vontade específica de Deus para a nossa vida cotidiana e por fim, poderemos cumprir o propósito de Deus para nós.

A ordem de Jesus hoje

    O que Jesus tem dito para a sua Igreja fazer hoje?

    “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo;

    Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém.”
Mateus 28: 19,20

    “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura”.
Marcos 16:15

    Temos ouvido muitas pregações a respeito desta grande comissão que Jesus tem nos dado. Muito tem se falado sobre essas difíceis palavras do Senhor. Felizmente os resultados estão aparecendo, mas é necessário fazermos ainda muito mais.

    As palavras de Jesus não terminam por aí. É necessário que aprendamos algo: o Senhor nunca nos dá uma missão para realizarmos sem os meios necessários para tanto. Cristo continua:

    “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e, porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão”.
Marcos 16: 17,18

O Senhor Jesus nos mandou que pregássemos o evangelho a toda a criatura. O verdadeiro evangelho é o poder de Deus (Rom 1:16). Continuando o texto, vemos que os discípulos obedeceram à ordem de Jesus e como sempre, quando Deus ordena e obedecemos, Ele cumpre as suas promessas.


“E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando as palavras com os sinais que se seguiram”.
Marcos 16:20 (grifo meu)

Este tem de ser o ideal a ser perseguido nos nossos dias. Não podemos querer menos de Deus, por que Ele não quer menos de nós.

Para fazermos os sinais, basta-nos crer!

    Jesus mandou que pregássemos o evangelho com intensa demonstração de poder. Uma das grandes artimanhas de Satanás para com povo de Deus hoje, é dizer que apenas poucas pessoas privilegiadas, têm um poder especial para falar novas línguas, expulsar os demônios e curar os enfermos. A palavra de Deus não diz isso. Não diz que apenas alguns poucos indivíduos podem fazer isso, ou apenas pastores, ou líderes privilegiados, mas que aqueles que crerem no Senhor Jesus farão esses sinais, porque Deus não faz acepção de pessoas.

    Você consegue entender que promessa maravilhosa Jesus nos deixou? E que é para mim e para você. Hoje e agora? O Senhor nos prometeu que aqueles que crerem no seu nome manifestarão o seu poder!

Um diácono que fazia prodígios

    “E era Estevão cheio de fé e de poder e fazia prodígios e grandes sinais entre o povo”.
Atos 6:8

    No começo do capítulo seis do livro de Atos, vemos a instituição dos diáconos. Estes sete homens foram pessoas escolhidas pelo povo para servirem e Estevão era um deles. A função de um diácono não era a de pregar o evangelho como os apóstolos. Era somente de servir. Mesmo assim, através da unção e autoridade do Espírito Santo na vida de Estevão, ele fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.

Isto nos dá base bíblica para refutarmos os que dizem que nos dias atuais, apenas poucas pessoas podem manifestar o poder de Deus. As promessas de Deus, inclusive esta, são para todos os que crerem.
    Ao longo da história da Igreja vemos que a Bíblia, a palavra de Deus, foi deixada de lado e trocada por rituais. O Evangelho puro não é ritual, mas demonstração do poder de Deus!

    Graças a Deus que em nossos dias, a Bíblia voltou a ser aberta e o Senhor está por levantar uma geração que tome posse integralmente daquilo que Jesus nos garantiu na sua morte e ressurreição.

“Aquele que crer em mim fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas”.
João 14:12

    Que promessa maravilhosa e bendita essa que Jesus nos deixou!

    Você crê em Jesus? Então olhe de novo o versículo citado acima e tome posse dessa benção para a sua vida! Você está conseguindo entender o poder e a autoridade que Ele nos deixou?

Para alcançarmos essas duas promessas gloriosas, situadas nas duas passagens acima, necessitamos fazer algo tão simples que inclusive já o fizemos quando da ocasião da nossa salvação: crer no Senhor Jesus (Jo 1: 12). Temos tamanha autoridade no nome precioso do Senhor Jesus e a Igreja, de um modo geral, não tem se dado conta a respeito disso.

    Certa ocasião estava em uma Igreja e um irmão chegando perto de mim, mostrou-me um folheto que ele havia recebido com propósitos de oração para que os membros daquela Igreja estivessem se dedicando naquele ano. Eu o abri e ao lê-lo, uma das coisas que me chamou bastante atenção foi que um dos propósitos de oração era para que a Igreja tivesse poder sobre os demônios.
    Que tamanho desconhecimento bíblico! Temos que orar agradecendo a Deus pela autoridade que Ele nos concedeu e não pedir algo que já nos pertence!

    “Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum”.
Lucas 10:19

    No mundo natural, toda a atitude gera conseqüências. A mesma coisa ocorre no mundo espiritual. Jesus exercia integralmente sua autoridade; autoridade essa que Ele deixou para nós, e o que aconteceu em seu ministério?

    “E grande multidão o seguia, por que via os sinais que operava sobre os enfermos”.
João 6: 2

    Quando a Igreja de Jesus se levantar, obedecer às palavras do Senhor e exercer a autoridade que lhe é concedida, então as portas do inferno vão tremer, o mundo vai ser impactado e alvoroçado com o Evangelho genuíno de Espírito e poder.

    O Senhor Jesus deve ser o exemplo em tudo na nossa vida. Ele demonstrava o poder de Deus e grandes multidões o seguiam. Levante-se e exerça sua autoridade como crente em Jesus e grandes multidões vão ser impactadas pela sua vida!


1 comentários: