domingo, 10 de fevereiro de 2013

O CONVITE DE DEUS - MT 22.1-14.




QUEREMOS DESCOBRIR DENTRO DO TEXTO, ALGUMAS VERDADES ESPIRITUAIS QUE SERÃO DETERMINATIVAS PARA A VIDA DE CADA UM DE NÓS:

I - DEUS TEM UMA GRANDE FESTA PREPARADA, A FESTA DA SALVAÇÃO.

1. Vs. 4, "O meu banquete está preparado".

2. Através da Escritura podemos ver como Deus providenciou e desenvolveu a salvação para o homem:

a) 1Pedro 1.3-5 – A Salvação de Deus foi preparada com muita antecedência, para ser desfrutada agora e futuramente por aqueles que se tornam filhos. "3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, 5 que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo".

b) Gálatas 4.4-5 – A salvação chegou no tempo próprio através do envio de Jesus pelo Pai, "4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, 5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos".

c) Heb. 2.3 - A salvação de Deus foi anunciada pelo Senhor e confirmada pelos seus apóstolos, "3 como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram: 4 testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade".

b.1) Salvação pregada pelo Senhor: "14 Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus 15 e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho", Mc 1.14-14.

b.2) Salvação pregada pelos Apóstolos:

At 2. 36 Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. 37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

At 28. 30 E morou dois anos inteiros na casa que alugara, e recebia a todos os que o visitavam, 31 pregando o reino de Deus e ensinando as coisas concernentes ao Senhor Jesus Cristo, com toda a liberdade, sem impedimento algum".

b.3) Salvação confirmada por meio de sinais e maravilhas:

At 8. 5 E descendo Filipe à cidade de Samaria, pregava-lhes a Cristo. 6 As multidões escutavam, unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava; 7 pois saíam de muitos possessos os espíritos imundos, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados; 8 pelo que houve grande alegria naquela cidade".

At 19.11, "E Deus pelas mãos de Paulo fazia [milagres] extraordinários".

d) Jo 10.10 – A salvação nos proporciona a Vida em Abundância, através do Filho de Deus, "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância".

II - DEUS CONVIDA PESSOAS PARA A FESTA DA SALVAÇÃO

1. O convite de Deus para salvação é comparado ao convite para uma festa de casamento. Assim como sentimos alegria e gozo por participar de um casamento de alguém que amamos, vamos sentir também gozo imenso por receber a salvação de Deus.

2. Muitos pensam que o cristianismo é uma religião sem vida, onde nossos desejos são reprimidos, vivemos debaixo de cabresto. Porém esta não é a realidade cristã, pelo contrário, ao abraçarmos a fé, passamos a desfrutar de um tremendo gozo, alegria e felicidade. Vejamos alguns pontos:

a) Vs. 2-4 - O convite foi extensivo primeiro à nação de Israel, "2 O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho. 3 Enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir". Ver ainda Jo 1.11-12, "11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;

No Velho Testamento já podemos ver o interesse de Deus em convidar a nação de Israel para receber vida, Is 55.1-3, "1 Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão! e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e deleitai-vos com a gordura. 3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um pacto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências prometidas a Davi".

b) Vs. 9-10 – Depois foi extensivo à toda raça humana, "9 Ide, pois, pelas encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas. 10 E saíram aqueles servos pelos caminhos, e ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e encheu-se de convivas a sala nupcial

No Novo Testamento temos o convite geral de Jesus a todos os homens, Mt 11.28-30, "28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve".

III - DEUS CONVIDA TODOS PARA A FESTA DA SALVAÇÃO, MAS HÁ CONVIDADOS QUE NÃO SÃO DIGNOS.

1. Primeiro grupo de convidados (Vs. 5-6):

a) os indiferentes: "Não fizeram caso";

b) os ocupados: "Um foi para o campo, outro casou-se";

c) os opositores: "Os ultrajaram e maltrataram".

2. Segundo grupo de convidados (Vs. 10-13):

a) Os que não são devidamente trajados. As nossas vestes devem ser lavadas e branqueadas pelo Sangue de Cristo:

Apoc. 7. 13  E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? 14 Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Apoc. 19.8, "e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos".

Rm 13.14, "Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências".

b) Não dá para comparecermos ao banquete de Cristo, sem estar devidamente trajado.

IV – DEUS CONVIDA PARA A FESTA DE SALVAÇÃO, E AQUELES QUE REJEITAM O CONVITE ATRAIRÃO PARA SI CONDENAÇÃO.

1. Devemos notar a reação do rei em relação àqueles que recusaram o convite oficial: "Mas o rei encolerizou-se; e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade".

2. A Escritura nos mostra a realidade da perdição eterna daqueles que recusaram servir a Deus:

a) A rejeição atrai sobre aquele que rejeita uma vida miserável ainda na terra, Rm 1.28, "E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm".

b) A rejeição atrairá sobre aquele que rejeita o julgamento do ultimo dia:

João 12. 48, "Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia".

Apoc. 20. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o além entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.

João 3. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más.

3. Esta é a grande verdade: Quem não quer o amor de Deus provará sua ira!

CONCLUSÃO:

1. A salvação, foi preparada para todos os homens.

2. Você está sendo convidado para receber a salvação nesta noite.

3. Em qual grupo de convidados, você está?

4. Você está ciente de que a rejeição a Cristo, atrairá sobre você a condenação e o Juízo de Deus?

0 comentários:

Postar um comentário