domingo, 10 de fevereiro de 2013

O CRENTE CARNAL



 INTRODUÇÃO:

1. Uma das dificuldades que encontramos como filhos de Deus e como crentes no Senhor Jesus Cristo é o fato de muitas vezes vivermos na carne.

2. Deus ao nos salvar, proporcionou para nós uma vida cristã abundante, cheia de vida, onde nós devemos aprender a depender do Espírito Santo de Deus para deixarmos a carne e caminharmos na direção da espiritualidade.

3. "VEJAMOS NESTA NOITE ALGUNS PONTOS SOBRE O HOMEM CARNAL":

I - OS PECADOS DA CARNE

1. Em Rm 7, Paulo estava experimentando uma guerra contra o pecado que habita no corpo. No Vs. 11, ele diz: "O pecado prevalecendo-se do mandamento, através do mandamento, em enganou e me matou". No Vs. 13, temos a mesma idéia do Vs. 11, ou seja a idéia de "morte". Nos Vs. 15-20, Paulo fala do "pecado que habita em mim".

2. Vamos classificar as necessidades do corpo humano em três categorias: Alimento, reprodução e defesa. Antes da queda do homem, estas necessidades eram exigências legítimas, sem mistura com o pecado. Mas, após a queda, elas se tornaram veículos do pecado.

3. A primeira tentação do homem, é na questão de alimento. O mundo usa a comida para nos seduzir. Assim como o fruto do conhecimento do bem e do mal seduziu Eva, assim o beber, comer e festejar, tornaram-se em pecado hoje, Mt 24.37-39:

a. Os crentes de Corinto (carnais), fizeram seus irmãos tropeçarem exatamente neste assunto de alimentos, 1 Co 6.13; 8.8sess.

b. Todos os que tornaram-se presbíteros e diáconos naqueles dias, tinham que ter vencido neste pecado, 1 Tm 3.3, 8.

c. Somente aquele que é espiritual considera a inutilidade de devotar-se ao comer e ao beber, 1 Co 10.31.

4. A segunda tentação do homem é relacionada à reprodução. Seguindo a queda, a reprodução foi mudada em lascívia humana. A Bíblia relaciona lascívia com a carne:

a. Mesmo no Éden, o pecado de comer associado e estimulado pela cobiça, imediatamente despertou a luxúria e a vergonha.

b. Paulo coloca este dois pecados juntos na sua primeira carta, 1 Co 6.13, 15sess.

5. A terceira tentação, é na área de defesa. Quando o pecado assume o controle do corpo, o corpo exibe sua força em auto defesa. Ele se opõe a qualquer coisa que possa interferir em seu conforto e prazer:

a. O que é comumente chamado de gênio, e tanto de seus frutos, como ira e contenda, brotam da carne e são, portanto, pecados da carne.

b. A maioria de pecados do mundo resultam do interesse pessoal, auto exigência, vanglória, opinião própria e tudo mais que exista no ego.

6. Devemos buscar uma vida no Espírito, para vencer os pecados, na área da comida, na área da reprodução, e na área da auto defesa.

II - AS COISAS DA CARNE

1. A carne tem muitas manifestações. Aprendemos com ela como ela é hostil a Deus e não pode agradá-lo, b Só podemos tratar com ela pelo Espírito Santo de Deus, Rm 8.9-11.

2. As manifestações da carne, são bem conhecidas e são sujas. A carta de Paulo aos Gálatas nos fornece uma lista dos pecados da carne, que são classificados em cinco grupos, Gl 5.19-21:

a. Os pecados ligados ao corpo:

a.1. Prostituição, imoralidade – "porneia" - pornéia. Indica o comércio do sexo e toda forma de pecados de natureza sexual. Nos dias de Paulo, havia os famosos "cultos da fertilidade". Só em Corinto, havia mais de 1.000 prostitutas sacerdotisas. Paulo denuncia tais pecados, Rm 1.18-27.

a.2. Impureza. Significa também imundícia, impureza nas questões sexuais. A palavra usada no original, indicava uma ferida suja, ou uma depravação moral do espírito. As impurezas sexuais, nos tornam imundos, Lv 13.1-3.

a.3. Lascívia. Significa sensualidade exagerada. Conduta sexual irrestrita. O original vem do grego "aselgeia" - aselgeia, Ef 4.19.

b. Os pecados ligados a comunicação sobrenatural com forças satânicas:

b.1. Idolatria. Trata-se da adoração de ídolos. Os ídolos são figuras de demônios, 1 Co 10.19-21. Ver Vs. 14.

b.2. Feitiçarias. Vem do termo grego "farmakeia" - pharmakeia, que indica uma alusão ao uso de drogas de qualquer espécie, benéficas ou venenosas. Os feiticeiros e bruxas usam drogas em seus rituais e por esta razão, esta palavra veio indicar a prática da feitiçaria, da mágica, das bruxarias, etc.

c. Os pecados do gênio e suas peculiaridades:

c.1. Inimizades. Indica muitas modalidades de ódio contra Deus e contra os homens. É o oposto do amor. As inimizades geram hostilidades de todas as formas.

c.2. Porfia. Indica desavenças, contenda. Trata-se de uma atitude mental hostil, que resulta em divisões e discenções. É a mesma coisa que discórdia.

c.3. Ciúmes. Trata-se da inveja, desejo intenso de obter vantagem pessoal com a degradação das realizações e qualidades dos outros. É o egoísmo maligno.

c.4. Iras. Indica a raiva, mas temperamento, explosões de iras, que criam ressentimentos e hostilidades entre irmãos, Ef 4.26-27; Gl 4.4.

d. Pecados relacionados a seitas e partidos:

d.1. Discórdias, Fp 2.3. Trata-se de facções, espírito partidário. É uma das formas de egoísmo que causa divisões e partidarismos.

d.2. Discensões. Indica sedições, levantes. Paulo indica aqui as discórdias que ameaçam a unidade do Corpo de Cristo, Rm 16.17-18.

d.3. Facções. São as heresias, espírito faccioso, formação de grupo, II Pe 2.1.

d.4. Inveja, ou malícia. A inveja era uma característica dos que entregaram Jesus as autoridades romanas, Mt 27.18.

e. Pecados do comer e beber:

e.1. Bebedices. Uso de bebidas alcoólicas de forma exagerada.

e.2. Glutonarias. Comer excessivamente, Pv 23.1-3.

CONCLUSÃO:

1. Olhando para todos estes pecados da carne, notamos o quanto somos falhos diante de Deus, pois é muito difícil encontrar um crente que não possua pelo menos um destes pecados e por não dizer mais de um.

2. É necessário que aprendamos a andar no Espírito, para nos desprendemos da carne, e isto só é conseguido por aqueles que estão dispostos a se sacrificarem por amor a Deus. Caso contrário certamente vamos amargar sérias derrotas.

0 comentários:

Postar um comentário