quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

RELACIONAMENTOS O SEGREDO PARA O CRESCIMENTO






 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes, como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre. (Salmos 133:1-3)

O homem é um ser social. Isto explica sua necessidade de viver em grupo, como exemplo maior de grupos temos a família.Pois, geralmente, é na família que mais investimos nosso tempo, nosso dinheiro, nossa preocupação e nosso cuidado. A igreja é a família de Deus. E a essência da família é o relacionamento entre os irmãos. É por isso que o salmista exclama: Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos (Sl 133.1). Isso implica viver unido em comunhão com o Pai e os irmãos.

Um dos aspectos mais importantes em nossa vida são os relacionamentos que temos uns com os outros. Relacionar significa estabelecer uma comunicação, uma ponte entre as pessoas, que as une através de uma finalidade ou objetivo. 

Assim como Cristo é o alicerce da Igreja, os relacionamentos entre os seus membros são o cimento da igreja. Se não houver relacionamentos, não somos mais que um amontoado de tijolos, sem propósito ou constância. Uma pessoa decide-se por uma igreja, via de regra, pela acolhida que lhe é dada, pela maneira que é recebida, pelo tratamento que lhe é dispensado. Ninguém consegue ficar em uma igreja, onde não faz amizades.

O cristianismo é sobretudo relacionamento. A amizade é uma ponte para o evangelismo Se os relacionamentos entre os membros enfraquecerem, a igreja enfraquece, e a sua eficácia também. O que torna uma igreja forte ou fraca não é o seu tamanho, mas sim a qualidade dos seus relacionamentos, entre as pessoas e Deus, as pessoas e seu próximo.

Deus é relacionamento! Esse Deus nos desenhou para vivermos em grupo e desfrutarmos do prazer da amizade e da comunhão. Não podemos pensar em cristianismo como uma religião reclusa, ou seja, como uma prisão que nos encarcera.

Efésios 2.14,15 nos diz que Jesus derribou uma parede de separação que havia entre os homens e os reconciliou em um só corpo com Deus! Hoje podemos celebrar os relacionamentos sabendo que na cruz Jesus desfez a inimizade que havia no coração do homem em decorrência da queda. Por causa disso, podemos e devemos tolerar uns aos outros, amando-os como a nós mesmos e tratando-os como gostaríamos de sermos tratados.

Em Atos dos Apóstolos vemos como a igreja emergente celebrava a comunhão: “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração” (Atos 2:46). Isso não era feito de maneira religiosa ou litúrgica, mas espontânea! Provérbios 18:24b nos diz que “…há amigo mais chegado do que um irmão”.

Construa relacionamentos pautados no amor de Cristo. Sabemos que enquanto estiver neste mundo podemos enfrentar decepções, mas na cruz Jesus levou os nossos traumas e frustrações e é de lá que devemos receber cura e libertação. Muitas pessoas escolhem andar só na vida porque um dia foram feridas ou decepcionadas. Dessa forma, segunda elas, estão se protegendo de possíveis traumas. Sabemos que isso é um engano porque o preço por se andar só é infinitamente mais doloroso do que o preço por andar em comunhão.
Quando nos distanciamos das pessoas, estamos cometendo suicídio emocional porque ninguém consegue sobreviver sem relacionamentos. Deus disse: “não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2.18). Aqui está o primeiro “não é bom” da Bíblia! Quando estamos sozinhos, nos tornamos mais vulneráveis a ataques na mente. A solidão nos faz perder a sensatez e a sobriedade.

Provérbios 18:1, diz: “O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria”.  Para o solitário, os seus interesses estão acima dos interesses alheios. Ele não consegue pensar no próximo, pois é o centro do seu próprio mundo. O solitário também anda na contramão da sabedoria, porque o sábio anda com os sábios (Provérbio 13.20) e busca conselho em suas decisões (Provérbios 11.14 e 24.6). A solidão nos faz ver a vida de forma distorcida e enferma, transforma-nos em pessoas amargas, ingratas e egoístas.

Deus quer curar lembranças. Em vez de pessoas que vivem alimentando coisas passadas. Deus quer nos transformar em pessoas que sempre estão olhando para frente e sonhando com os projetos de Deus. E os projetos de Deus são que vivamos em relacionamentos para que possamos estar sensíveis aos visitantes, ser aberta aos que chegam.

Sabemos que os filhos de Deus: tornam-se mais fortes quando estão unidos pelo Espírito Santo uns aos outros. Satanás deseja convencer-nos que relacionamentos são perda de tempo e prejudiciais, mas isso é uma mentira! Envolva-se com as pessoas, junte-se a uma célula ou a um grupo de discipulado, faça amigos em Cristo e celebre a vida com outras pessoas que lhe agregarão mais sabedoria e alegria! Saia de dentro da “solitária espiritual” em que se encontra e venha para fora onde pessoas esperam por você! Cultive comunhão com sua família e irmãos em Cristo e saia mais fortalecido e encorajado para os combates da vida.

Cristianismo é um modo de viver que consolidamos “ao redor da mesa”. Jesus assentou-se à mesa com Seus discípulos e firmou com eles (e conosco) uma aliança inquebrável. Esta aliança é renovada cada vez que tomamos o pão e o vinho ao lado uns dos outros!

Lembre-se amado, que o anseio de Deus é que sua igreja seja uma comunidade terapêutica, onde os relacionamentos sejam profundos e sinceros, onde as pessoas possam fazer amizades verdadeiras e possam ser elas mesmas. Onde os relacionamentos saudáveis restauram e revigoram o ser humano. Esse tipo de comunidade atrai cada vez mais gente para o seu meio.

 É isso que Deus quer de mim e de você. Você pode começar a correr o risco de ser transparente (andar na luz), tendo comunhão com os seus irmãos e fazer da sua igreja uma verdadeira comunidade. Por isto que O Senhor quer que seus filhos vivam juntos, e para isso nos dá conselhos que cobrem todas as situações possíveis para que saibamos conviver com nossos irmãos, para que haja harmonia, do mesmo modo que há na música, vivemos a doçura do Salmo 133 que retrata que a unidade dos irmãos é agradável aos olhos do nosso Deus.

Nós o povo de Deus fomos chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. A amizade com Deus e uns com os outros é o grande segredo da vida cristã. Essa comunhão exige convívio. Na ilustração de Jesus, a comunhão é o vinho novo e a igreja é o odre novo. Antes de derramar o Espírito Santo no dia de Pentecoste, Jesus preparou uma igreja de pessoas compromissadas umas com as outras em amor e todas absolutamente compromissadas com Cristo como Senhor. Comunhão e igreja são igualmente importantes, pois quando colocamos vinho novo em odres novos ambos se conservam (Mateus 9:17).

A profunda convicção de que somos eleitos, santos e amados como povo de Deus nos dá segurança e condições de viver em comunhão com Deus e com os irmãos de tal maneira que nos tornamos sinal do Reino de Deus no mundo!

Concluo dizendo que: “A igreja é o único lugar do mundo onde Deus considera igualmente todas as pessoas”. Ele não tem netos ou bisnetos, Deus tem filhos.

QUE A SUA MISERICÓRDIA NOS FAÇA PESSOAS MELHORES A CADA DIA.

0 comentários:

Postar um comentário