terça-feira, 5 de março de 2013

Babel - confusão de línguas



Gênesis 11:1~9
  O início do capítulo 11 detalha melhor a seqüência descrita no capítulo 10. A Bíblia utiliza muito essa forma de descrever um assunto 1º de forma geral e em seguida detalhar algo de maior interesse; já vimos isso no início da Bíblia.
o    V.2; ’’... terra de Sinar ;..."; que grupo era esse que se deslocou para essa terra? Þ Gênesis 10:8~10; Ninrode chefiava esse grupo na terra de Sinar.
 
o    V.3 e V.4; Qual era a ordem de Deus para os homens quando falou com Noé? Vejamos Þ Gênesis 9:1 e 9:7; era para que os homens se espalhassem e povoassem toda a terra. O que este povo queria fazer? O contrário do que Deus havia falado; "para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra". Quase que em outras palavras; "para que não obedeçamos a Deus".

"Vamos tornar célebre o nosso nome; vamos pedir ajuda aos astros; vamos fazer uma torre". A torre sempre foi construída para adoração e consulta aos astros; isto vemos em todos os livros de histórias e enciclopédias.
O fato de terem usado tijolos no lugar de pedra e betume como argamassa para construírem a torre e alcançarem o céu, é um negócio muito sério; na Bíblia tudo tem um significado. Vejam que a Bíblia cita pedra e argamassa. Quem é a pedra na Bíblia, a rocha, que pode nos levar para o céu? É Jesus; mas eles fizeram tijolos, e tijolos precisam ser feitos pelos homens, são obras das mãos dos homens, percebem?
A arca foi betumada; betume significa expiação. Estudamos anteriormente que expiação é aplacação da ira de Deus contra o pecado. Betume é a mesma palavra utilizada para expiação. Então fizeram obras de suas mãos para chegarem ao céu e betumaram; era uma blasfêmia às coisas de Deus; usaram isso como tipologia contra os princípios de Deus.
 
o    V.5 a V.9; então o que Deus faz? Vejam a figura de linguagem utilizada; "Então desceu o Senhor para ver..." (V.5); "Eia, desçamos..." (V.7).

Isso se chama antropomorfismo; é atribuir a Deus a mesma linguagem do homem, para entendermos a Deus.
Então o Senhor vem e confunde a linguagem, sabe por quê? a linguagem era uma só, não era? A palavra tem um poder tremendo. Deus diz que se deixasse aquele povo daquela forma (v.6), não haveria restrição para tudo que intentassem fazer. Deus estava olhando o coração e sabia quais eram os intentos daquele povo.
O homem não é assim: "vou fazer uma coisa, ele fala e faz"?; tanto para o bem como para o mal, porque há poder na palavra.
  • O fato de Deus ter confundido as línguas foi uma benção; a maldição de Deus sobre as nações foi uma benção, pois deteve, deu uma parada naquela abominação que estava sem fim. O fato de Deus ter espalhado aquele povo para todo lado, foi graça, pois aquele povo junto, com a mesma linguagem, intentando tudo contra Deus, não iria ter fim. Então cada um começou a falar em línguas diferentes e os grupos foram se formando e tiveram que se separar como era a ordem original.
Þ Jó 42:1~6; nenhum dos propósitos de Deus pode ser impedido.
  • A confusão de línguas não foi um juízo sobre a raça humana, como foi o dilúvio; foi uma maldição sim, sobre aquela época, um castigo, vamos chamar assim, mas não foi ainda um juízo. Um tempo, que está muito próximo chamado "tribulação", aí sim Deus vai julgar esse mundo; vai julgar o mundo, as nações que O deixaram de fora, a igreja apóstata que não tomará parte no arrebatamento e Israel que ainda como nação continua rejeitando o seu Messias.
  • A história das nações, no aspecto de Deus se relacionando com as nações e com a humanidade como um todo, termina aqui. Neste 3º período, vimos Deus querendo estabelecer o seu governo, o seu Reino, e Satanás apresentando através de Ninrode o outro reino, completamente oposto.
  • Aqui Deus termina de falar com a humanidade como um todo; daqui para frente Deus não vai mais se revelar como fez até aqui, por quê? A humanidade nessas 3 primeiras épocas rejeitou toda a revelação de Deus, disse não a Deus, disse não queremos a Sua interferência aqui na terra. As nações disseram "não" para Deus. Senão vejamos:
o    Deus age em 3 áreas aqui na terra em Seu relacionamento com o homem, como já falamos: área do governo, área da palavra e área da adoração.
 
o    No 1º período, qual foi a área que Eva rejeitou, fez do seu modo e foi a frente? A palavra; ela mudou a Palavra de Deus nessa época. Quando desobedecemos a Deus em qualquer uma dessas 3 áreas, as demais "vão juntas"; é impossível você desobedecendo uma das áreas, manter-se fiel a Deus nas demais. Então no 1° período o desencadeamento da rebeldia a Deus foi através da área da Palavra; eles rejeitaram a Palavra de Deus.
 
o    Em Caim e Abel, no 2º período, em qual área o homem rejeitou a Deus? Adoração; Deus havia dito "através do sangue", e Caim inaugurou o seu próprio caminho, sem o sangue. Eles rejeitaram aqui a área da adoração e o resto acompanhou.
 
o    E agora, o que acabamos de estudar aqui na 3ª época? O homem rejeitou a Deus na área do governo. Deus oferece um governo, o diabo oferece outro, e quase a totalidade dos homens seguiu o outro plano. Deus precisou vir e confundir as línguas para dar uma parada naquilo.

  • Então o quê aconteceu? A humanidade demonstrou que não aceitou a orientação de Deus nem para a Palavra, nem para a adoração e nem para o governo; e até hoje a humanidade está dizendo não para Deus. Não existe na terra um só governo que coloque Deus em 1º lugar, e a Bíblia diz:
Þ Salmo 33:12; Feliz a nação cujo Deus é o Senhor. Portanto não existe uma só nação feliz sobre o planeta.
 
  Agora, o que Deus irá fazer daqui para frente? Deus diz: "As nações me rejeitaram, mas Eu não rejeito as nações; o meu plano para redimir o homem, continua".
E Deus olha para as nações da terra e escolhe um homem; não havia nada demais naquele homem, mas Deus escolhe aquele homem e fala: "Eu vou entrar em aliança com aquele homem, se ele aceitar; porque Eu vou continuar abençoando as nações que me rejeitaram. Vou criar um povo; todos as nações me rejeitaram, mas vou criar uma nação, uma nação que não existe. Vou ser o Deus dessa nação e essa nação será o canal de benção para todas as demais nações que me rejeitaram".
Não é demais? Que Deus que nós temos.
  Deus olha ali para a terra, lá na Caldeia na cidade de Ur, e se manifesta a um homem chamado Abrão, (não Abraão). Estevão, no N.T. deu o testemunho;
Þ Atos 7:2~4; o Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão.
E Abrão respondeu àquela manifestação de Deus, crendo.
  • A próxima época que vamos estudar, é a época da promessa. Ela começa com a chamada de Abrão em ÞGênesis 12 e vai até ÞÊxodo 19. Deus inicia falando não mais com uma nação ou com a humanidade como um todo, Ele vai falar com uma família. É verdade que dessa família viria a nascer uma grande nação. Então Deus chama aquele homem lá em Ur dos caldeus.
  • Abrão era judeu? Não existia essa nação, nem a tribo de Judá. Ele era caldeu de Ur.
Þ Gênesis 12:1~3; Eu farei de ti uma grande nação; ...em ti serão benditas todas as famílias da terra.
A Bíblia é perfeita; todas as famílias serão benditas em Abrão, não diz todas as nações, mas sim todas as famílias. As nações rejeitaram a Deus, mas Deus mesmo assim, de outra forma, iria, através de um homem, abençoar todas as famílias e as nações.
 
  • A situação das nações perante Deus, conseqüência criada através da Torre de Babel, é revertida pela chamada de Abrão em ÞGênesis 12:1~3, através do que todas as nações poderiam ser novamente abençoadas.
As nações rejeitaram a Deus; então Deus chama um homem, Abrão, e iria criar uma nova nação. A partir dessa nação, Deus passou a olhar os homens divididos em duas classes, dois povos: o que futuramente viriam a ser "judeus e gentios". Dessa nova nação, iria nascer o Salvador, a semente da mulher. Em Cristo Jesus essa divisão perante Deus é derrubada; pela cruz, ambos os povos são reconciliados, criando Deus um novo homem e um só povo, um novo povo.
Þ Efésios 2:13~22; a partir de Jesus, Deus fez para si um só povo.
Þ I Pedro 2:9~10; vós que outrora nem éreis povo, e agora sois povo de Deus.
Þ II Coríntios 5:17~19; Deus estava em Cristo reconci- lhiando consigo o mundo.
  • A condição de separação adquirida pela humanidade, representada pela diversidade de línguas e territórios que estudamos, também já foi revertida por Deus. Com o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes sobre todas as pessoas (início da igreja de Jesus na terra), todos entendiam um ao outro, apesar de estarem falando em diferentes idiomas.
Þ Atos 2:1~11; cada um os ouvia falar na sua própria língua.


Qualquer dúvida ou dificuldade, mande-nos um 
, que o mais rápido possível iremos responder sua pergunta. Obrigado!
 
 



0 comentários:

Postar um comentário