terça-feira, 5 de março de 2013

O Evangelho de Jó e O Evangelho dos seu Amigos


O Evangelho de Jó e o evangelho dos seus amigos

O convido a refletir sobre o livro de Jó e extrair lições sobre como o Evangelho pode ser encarado da maneira certa e da maneira errada. Ao final, pense, que Evangelho você que viver?

Características de Jó- Jó 1:1 “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e se desviava do mal”.

Jó 1: 6-12 – Algumas lições – Satanás, satan (aquele que se opõe, o oponente, o adversário, aquele que acusa).

- O diabo tem que pedir permissão para tocar num filho de Deus.

- Deus escolhe confiar em Jó.

Jó perde todos os seus bens, suas riquezas

Jó 2:4-8 – satanás obtém autorização para tocar na carne de Jó, em sua saúde.

Jó 2:9-10 - O conselho da mulher tola.

Surgem então os “amigos de Jó” (Elifza, Bildade e Zofar).

De início 7 dias calados, depois as acusações - Mesmo bem intencionados, os amigos de Jô começam a formular suas teses para o sofrimento de Jó: Teriam esses sofrimentos alguma causa, seriam conseqüência de um erro de. De um pecado de Jó.

Um exemplo: Zofar Jó 11:14 “Se há iniquidades na tua mão, lança-a para longe de ti e não deixes habitar a injustiça nas tuas tendas”. – O conselho certo à pessoa errada.

O Evangelho dos amigos de Jó

Jó 15: 1-35 – Elifaz o acusa, aponta erros que gerariam maldições, diz Jó ser o culpado do seu sofrimento, para ele Jó abriu “legalidades”.
No evangelho dos amigos de Jó, só os ímpios sofrem e passam por aflições, as provações na vida do crente são frutos do pecado. Para os amigos de Jó, os crentes não devem receber consolo mais serem confrontados severamente. No evangelho dos amigos de Jó o crente tem que ser próspero financeiramente, de saúde impecável, sem sofrimentos. O evangelho dos amigos de Jó não compreendia a Graça, somente a Lei.


O Evangelho de Jó



    Jó sabia que Deus o julgaria por que ele era o seu Juiz e não os seus amigos (Jó 13: 18),
    Jó sabe que muitas vezes os ímpios gozam de prosperidade em suas vidas e isso não é sinal da presença de Deus (Jó 21: 7-14).
    Jó confia nas misericórdias do Senhor (Jó 23:10-11).
    Jó sabe que o Senhor está no controle e que os Seus propósitos para os Seus filhos são bons.
    Compreende a soberania de Deus (Jó 12: 9-10).


Deus restaura a Jó e tudo quanto possuía em dobro (Jó 42: 10-12).

Jó conhece a Deus verdadeiramente (Jó 42:5). Aí se revela o propósito das lutas e aflições, Jó passa a ser um homem sem medos e com plena confiança no Deus que os seus olhos viram agir.



0 comentários:

Postar um comentário