sábado, 16 de março de 2013

TRÊS VERDADES BÁSICAS ACERCA DO SERVIÇO CRISTÃO



Entendemos que o serviço cristão implica em pelo menos 3 verdades básicas na vida cristã:

1 – SERVIR AO SENHOR É ESSENCIALMENTE OBEDECÊ-LO.

E obedecê-Lo é o cumprimento de Sua palavra, Seus mandamentos, fazer Sua vontade. Servir ao Senhor não é ativismo mas obediência, pois podemos estar muito ocupados, inclusive com a obra de Deus, e no entanto permanecermos numa atitude constante de desobediência a Ele, um desserviço, uma deslealdade.

Somos alertados em Mateus 7:21-23 "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade."

2 – JESUS É O NOSSO EXEMPLO MÁXIMO DE SERVO.

Ele é chamado de "O SERVO SOFREDOR", Suas atitudes provam isso. Ele estava tão disposto a obedecer a vontade de Deus que orou em Marcos 14:36b "contudo, não seja o que eu quero, e sim o que Tu queres", e Ele foi obediente até a morte e morte de cruz - Fp 2:8.

Hoje em dia muitos cristãos desejam ir para o Céu mas não querem fazer essa oração. Ver também Mateus 20:25-28 onde Jesus nos diz que Ele mesmo não veio para ser servido mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos.

Se Ele, sendo o próprio Filho Unigênito de Deus não se deteve e serviu, quem somos nós para não servirmos? Seguindo o exemplo deixado por Ele aprenderemos também como servir: com determinação, abnegação, paciência, perseverança, esforço, dedicação, e acima de tudo AMOR.

Sem amor, todo o trabalho perde o seu valor, o serviço cristão deixa de ser prazeroso e passa a ser um fardo demasiadamente pesado. Mas com o amor de Deus fluindo em nós e através de nós, o serviço cristão passa a ser fonte de vida para todos aqueles que se dedicam.

3 – SERVIR AO SENHOR É TAMBÉM SERVIR AO MEU PRÓXIMO.

A minha disposição de amar e servir a Cristo se revela na mesma disposição em amar e servir ao meu próximo, isso fica claro nos sermões de Jesus quando ele pregou a parábola do Bom Samaritano em Lucas 10:29-37 respondendo a indagação "QUEM É O MEU PRÓXIMO?"; e também em Mateus 25:31-46 na mensagem sobre o juízo final.

Não posso servir a Deus se não me dispuser a servir meus irmãos.

A Bíblia nos ordena a prática do amor uns aos outros através do serviço.

Novamente ser servo é basicamente cumprir o que a Bíblia manda quando trata da comunhão cristã: respeito, amor, perdão, humildade, ajuda em todos os sentidos. Foi esse o exemplo de Jesus quando lavou os pés dos discípulos, e Ele mesmo disse: João 13: 14 "Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros." Paulo escrevendo aos Gálatas também frisou essa realidade: Gal. 5:13b "...sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor." Gal. 6:2 "Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo."

Sirvamos, pois assim cumpriremos a vontade de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário